

Ruana Guarani Nascimento Santos
Meu nome é Ruana Guarani, advogada tributarista, formada em Direito desde 2018, com inscrição na OAB/AL sob o nº 16.344.
Especialista em direito público desde 2021, com especialização em andamento em Direito Tributário pelo IBET. Sócia da Associação dos Advogados Tributaristas de Alagoas - ATRIAL.
Com vasta experiência com o contencioso administrativo e judicial da área fiscal, em todos os âmbitos: federal, estadual e municipal (Maceió/AL, Arapiraca/AL, Major Izidoro/AL, Santana do Ipanema/AL, Aracaju/SE, Recife/PE, Caruaru/PE, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, são só alguns exemplos das minhas atuações).
Além do trabalho jurídico por meio de assessoria, consultorias e no contencioso fiscal, também compartilho, por meio da escrita, os meus aprendizados, com o objetivo de disseminar informações sobre o direito tributário, afinal, ele está em tudo e em todos os lugares!
Meu compromisso é auxiliar o seu negócio, atuando contra abusos fiscais e desenvolvendo ações preventivas que resultem em economia fiscal e redução de riscos. A manutenção do seu negócio de forma sustentável é o meu objetivo.
História e Trajetória
Assim como a maioria dos estudantes de direito, a advocacia não foi a minha primeira escolha. Não só não foi a minha primeira escolha, como também não foi objeto da minha dedicação após o encerramento do curso.
Graduada em direito desde 2018, com juramento na OAB/AL logo em seguida, os estudos para concurso público tomaram conta do meu mundo e de quase todas as minhas horas diárias, mas não por muito tempo. Um incidente na vida da minha família me sacudiu e obrigou-me a advogar. No início não era nem necessidade econômica, pois as bolsas de estágio durante a graduação, resultaram em uma reserva de emergência considerável, mas a atuação, que no início, foi por necessidade familiar, logo se tornou uma necessidade pessoal, financeira e social (os estudos para concurso são bastante solitários).
A fim de atender às minhas necessidades pessoais, financeiras e sociais, passei a advogar autonomamente, sem a definição de um nicho em específico, meu objetivo era aprender a prática jurídica, ter bagagem, colocar o conhecimento fruto de muito estudo para concurso, em prática e fazer networking para tornar a jornada mais leve. Passei então, na advocacia autônoma, a desenvolver os meus modelos, criar a minha marca, atender os meus clientes, elaborar propostas de honorários. Atrelado ao início da advocacia autônoma, fui advogada voluntária na DPU em Alagoas (aprender e colocar em prática, lembra?) e continuei com os estudos para concurso.
Mas, no ano de 2020, tudo mudou! Com a virada do ano, eu estava determinada a advogar. Solicitei o meu desligamento da DPU, comecei a montar o meu escritório para advogar de forma autônoma enquanto estudava para concurso e concluia a minha pós-graduação em direito público, até que... Pandemia, isolamento social, quarentena. Em meio ao caos pandêmico, fechei o escritório físico, mas não parei de obter receita, passei a trabalhar em home office (viva o trabalho remoto), que se mostrou tão solitário como os estudos para concurso e ainda mais desafiador, em decorrência da situação de calamidade pública, no entanto, eu seguia, em meio a muito trabalho, quase sempre sem hora para dormir, sempre tive um objetivo muito claro: fazer dar certo, entregar o meu melhor, criar clientes fiéis.
No ano seguinte, uma oportunidade bateu à minha porta e eu definitivamente abri: passei a advogar como advogada associada, em um renomado escritório jurídico da minha cidade, especializado em direito tributário e empresarial. A partir dali, o tributário entrou em definitivo na minha vida, e eu, praticamente sem nenhuma vivência profunda da prática do direito tributário, geri todo o contencioso fiscal e administrativos de empresas de todos os portes. Reuniões com clientes, contadores, advogados parceiros do escritório, diligências, providências processuais, entrega de parecer, treinamento de estagiários, apresentação e elaboração de teses, recuperação de créditos tributários e tantas outras atribuições e serviços prestados.
Depois de mais de um ano, cumulando a atuação como advogada associada e autônoma, resolvi alçar meus próprios voos e me firmei na advocacia atuando exclusivamente de forma autônoma. Ousei desempenhar a minha profissão com autonomia e adivinha os resultados? Clientes fiéis em todo o território nacional, investimento em atualizações e especializações, parcerias com outros profissionais, realização de entrevistas (TV, rádio, portais de notícias), presença no mundo digital e em uma busca contínua por desenvolvimento.
A advocacia tributária me envolveu e quando eu vi, eu já tinha me tornado advogada tributarista, focada na entrega de resultados eficazes e apresentando soluções estratégicas para empresas e pessoas físicas. Quando falam para eu voltar a estudar para concurso, sempre me permito dizer que eu realmente amo advogar. O exercício da advocacia não é mais por necessidade, mas por vocação. Em meio aos desafios, os imbróglios da advocacia tributária me motivam.
Sobre empreendimentos e negócios eu entendo, foi o que eu fiz na minha vida profissional e pessoal. A minha prosperidade depende do sucesso do seu negócio. Deixe-me te ajudar!

Contato
Se você quer soluções estratégicas para o seu negócio com segurança fiscal : entre em contato!
+55 82 99930-5286


